segunda-feira, 14 de maio de 2012

QUESTÕES


1) Quais os princípios da teoria clássica efetivamente utilizados na empresa?

-divisao do trabalho
-autoridade e responsabilidade
-disciplina
- unidade de direção
-subordinação do interesse individual ao interesse geral
-remuneração do pessoal
-cadeia escalar 
-ordem
-equidade
-estabilidade do pessoal no cargo
-iniciativa
-espirito de equipe
-cadeia escalar


2) Qual a relação entre empresa-funcionário e a motivação dos  da Escola Humanas?

A Odebrecht procura formar e desenvolver Pessoas de Conhecimento e para isso, criou programas destinados ao crescimento profissional e pessoal de seus Integrantes. Parte deles é orientada para a capacitação técnica de profissionais que atuam em áreas operacionais. Os demais se destinam ao aprimoramento do domínio da Tecnologia Empresarial Odebrecht, ampliando a visão estratégica e o conhecimento multidisciplinar de Integrantes. Com isso, pode-se observar um olhar humano em relação aos funcionários. Há uma preocupação com o seu desenvolvimento. Eles são considerados parte da empresa e não máquinas- ideias advindas da Escola Humana.

3) Como vocês identificam o tipo de abordagem da empresa: teoria burocrática ou teoria estruturalista? Explicar os aspectos identificados que poderiam ser  características da abordagem.

Burocrática e estruturalista. Na teoria da burocracia é encontrado hierarquia de autoridade, racionalidade, regras e padrões, compromisso profissional, registros escritos e impessoalidade. Em uma organização do porte da Odebrecht, é imprescindível que haja certo nível de burocratização, para padronizar as atividades, determinar os cargos, hierarquias, etc. Isso foi claramente observado em nossa visita, pois os trabalhadores da classe operária se reportavam constantemente aos seus supervisores para a execução de suas tarefas. Elas vinham prontas “de cima”.

Na teoria estruturalista, a organização é concebida como um sistema social aberto e deliberadamente construído; os conflitos são considerados inevitáveis e até muitas vezes desejáveis, no que se refere às relações empresa-empregado; os incentivos mistos são recomendados para a motivação dos funcionários, em lugar de recompensas materiais (dinheiro) somente, como única fonte de estimulação; são visados "resultados máximos", à semelhança da escola clássica, em oposição ao comportamentalismo que visa resultados satisfatórios. Isso pode ser observado nos princípios da Odebrecht, em que líderes e liderados exercem suas funções com liberdade fundamentada na responsabilidade. Há parceria entre os integrante, o que gera resultados positivos, fazendo com que o crescimento seja contínuo no plano individual e coletivo.


4) Explique a relação entre a tecnologia específica e a estrutura organizacional

A Teoria da Contingências diz que a tecnologia usada pela empresa influencia na estrutura da empresa. Então uma empresa que utiliza uma tecnologia específica, terá uma estrutura organizacional específica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário