sábado, 12 de maio de 2012

Missão, Visão, princípios e valores



TECNOLOGIA EMPRESARIAL ODEBRECHT

É preciso arte para integrar e coordenar o trabalho de uma equipe. Essa habilidade pode ser apreendida e desenvolvida por líderes que tenham alguns valores incorporados. Para orientá-los, a Odebrecht desenvolveu ao longo de mais de 65 anos a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), com base em fundamentos éticos, morais e conceituais. 
Centrada na Educação e no Trabalho, a TEO é uma filosofia de vida dividida em Princípios, Conceitos e Critérios concebidos por Norberto Odebrecht. Ela valoriza a disposição para servir, a capacidade e o desejo de evoluir e a vontade de superar resultados. Prevê, ainda, um processo de delegação planejada, baseada na confiança e parceria entre Líderes e Liderados.
A TEO assegura a unidade de pensamento e ação das Pessoas nos diferentes negócios, países e contextos culturais em que atuam. Assim, é possível atender às necessidades dos Clientes, agregar valor ao patrimônio dos Acionistas, reinvestir os resultados alcançados e crescer em frentes distintas.

Princípios Fundamentais

Os Princípios Fundamentais da TEO estabelecem os valores culturais e éticos que devem conduzir os negócios na Odebrecht. São eles:

Confiança nas Pessoas, em sua capacidade e em seu desejo de evoluir;
Satisfação do Cliente, servindo-o com ênfase na qualidade, na produtividade e na responsabilidade socioambiental;
Retorno aos Acionistas e valorização de seu patrimônio;
Parceria entre os Integrantes, que participam da concepção e da realização do trabalho, e dos resultados que geram;
Autodesenvolvimento das Pessoas, sobretudo por meio da Educação pelo Trabalho, assegurando a Sobrevivência, o Crescimento e a Perpetuidade da Organização;



Todos os Integrantes da Organização têm o dever de agir como Curadores desses princípios, que compõem a essência do Patrimônio Intangível dos Acionistas. Essas referências culturais e éticas, no entanto, não devem tolher a iniciativa e a criatividade do profissional. Pelo contrário, destinam-se a potencializar a capacidade individual em sua atuação na Organização.

Conceitos Essenciais

Os Conceitos Essenciais da TEO foram formulados para garantir eficácia e clareza na interação entre Líderes e Liderados. Somados aos Princípios Fundamentais, eles estabelecem uma linguagem comum entre Integrantes, formando o Sistema de Comunicação da Odebrecht.
-A descentralização favorece o contato permanente e direto do Integrante com o Cliente e, consequentemente, a percepção clara das suas necessidades. Ela é importante também na identificação e atração de novos Empresários para a Organização;
-A prática da confiança é sinônimo de delegação planejada. Líderes devem estar seguros quanto à retidão de caráter dos Integrantes e ainda acreditar no potencial do profissional, em sua competência e vontade de se desenvolver, além de seu alinhamento às Concepções Filosóficas da Organização;
-A Tarefa Empresarial consiste na identificação, conquista e satisfação do Cliente. Um processo contínuo e eficiente garante sucesso nos desafios;
-Os resultados devem sempre fluir dos Clientes para os Acionistas, pois a valorização do seu Patrimônio Moral e Material é a principal garantia de Sobrevivência, Crescimento e Perpetuidade da Organização.
Há oito Critérios Gerais que devem influenciar o modo de pensar e agir de todos os Integrantes da Organização Odebrecht.
-O Ser Humano é a medida de todos os valores na Organização;
-O Empresário deve dominar seu Negócio para satisfazer simultaneamente o Cliente e o Acionista;
-A Educação pelo Trabalho é indissociável da Tarefa Empresarial;
-Os que prestam apoio aos Responsáveis por Negócios devem estar sempre orientados para oportunidades e melhores resultados;
-O profissional tem o direito de partilhar os resultados que diretamente contribui para gerar e que possam ser medidos, faturados e pagos pelo Cliente;
-O Empresário deve estar sempre aberto para reconhecer e pronto para corrigir rapidamente seus erros;
-A imagem que importa e faz diferença é aquela construída junto à Comunidade, com base na satisfação de cada Cliente e no comprometimento com o bem-estar de todos;
-Os Líderes da Organização têm o dever de promover sua própria saúde e a de cada um de seus Liderados, bem como a segurança das operações, a qualidade de vida e a conservação ambiental nas Comunidades em que atuam
 


VISÃO


A atuação da Organização está baseada em uma cultura empresarial própria, a Tecnologia Empresarial Odebrecht, que vem se desenvolvendo ao longo de uma vivência empresarial de mais de 65 anos, alicerçada por um conjunto de Concepções Filosóficas



-Confiança no Ser Humano e na sua capacidade de se desenvolver pelo trabalho
-Espírito de servir
-Postura de humildade e simplicidade
-Atuação descentralizada com base em delegação planejada e parceria
-Comunicação transparente e franca entre Líder e Liderado
-Insatisfação permanente com os resultados obtidos



A finalidade da Organização é a geração de riqueza crescente para Clientes, Acionistas, Integrantes e Comunidades, tendo como rumo Sobreviver, Crescer e Perpetuar.
Os integrantes da Organização são Pessoas de Conhecimento, cujos valores pessoais são alinhados com as Concepções Filosóficas da Organização, que possuem o saber e a informação e que se comunicam, tomam decisões e fazem acontecer.
A força diferenciadora da Organização reside na capacidade de identificar, formar e integrar Líderes que, por meio da delegação planejada, atuam a partir da Pequena Empresa para assegurar a satisfação dos Clientes e a consequente geração de riqueza.



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